Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

domingo, 7 de setembro de 2014

A romaria do ano!


A festa mais aguardada aqui na nossa zona. 5 dias, 5 noites. A festa que para nós significa reencontros, liberdade, saudade, comida e álcool... muito... para grandes e pequenos. E acima de tudo, é para nós o final do Verão. Depois disto começam as aulas, volta cada um para as suas rotinas, os seus trabalhos, o tempo arrefece e de repente já é Outuno outra vez. 

Recordo-me sempre desta festa com grande felicidade. Tenho, sem dúvida, muito boas recordações. Mas há uns anos para cá que acho que já não é a mesma coisa. Sinto que já não me divirto tanto. Este ano, por causa de trabalho e por circunstâncias familiares só pude sair uma noite. Sexta feira. O jantar com os amigos foi muito bom. O melhor da noite. Fora isso, pergunto-me: "o que é que eu vim cá fazer??" Longe vão os tempos em que a música era boa e dançavamos até de manhã. Acho que sinto falta disso. Agora, não sei se é da idade, se pelo grupo com que tenho saído ultimamente, não se dança, não se vai para o meio da confusão "porque lá é só canalha". Ficamos alapados num balcão, em brincadeiras e conversas e sempre de copo na mão, alternados com um shot ali e outro acolá. E assim se vai ficando com "uma bela moca" que dura até de manhã. Não é mau. Mas sinto falta do meio da confusão, da dança, dos encontros que por lá aconteciam. Não sei o que aconteceu este ano, mas não venho com a sensação de felicidade habitual. Sinto que não me diverti e venho com um sentimento de culpa esmagador que me está a incomodar de tão ridículo que é! Porque sei que bebi demais e não o queria ter feito (acontece!); porque, por causa disso, não me lembro de uma parte da noite e não gosto disso, mesmo sabendo que não fiz ou disse nada de mal (então deixa de pensar nisso!); porque permiti que alguém do meu passado me viesse incomodar novamente e não consigo deixar de me recrimirnar por causa disso (a conversa foi mesmo muito boa, aliás excelente, então qual é o problema?? Ainda por cima estão de malas aviadas para irem trabalhar para fora. Então qual é o mal??); porque não soube colocar um travão e deixei-me levar e agora tenho que gerir comentários, que embora não sejam maldosos e sejam feitos na brincadeira, não queria ter que levar com eles. Estou com raiva de mim mesma e só me apetece mandar tudo a um sítio que eu cá sei!

Por outro lado, sinto-me estranhamente orgulhosa de mim. Porque ontem, sábado, a maior noite de festa, fiquei em casa, sentindo-me muito feliz com essa decisão. Choveu imenso e sendo uma festa ao ar livre acaba-se logo tudo, portanto não seria uma boa noite. Porque estou mesmo cheia de trabalho e não consigo parar de pensar nisso e esta energia que sinto para fazer o que me falta deixa-me verdadeiramente feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário