Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

I'm back!!

Hello!! Estou de volta a Portugal após 4 dias fantásticos em Bordéus e arredores! Sim, arredores! Uma surpresa mesmo boa aconteceu! Tive um dia livre e tendo ouvido falar que a maior duna da Europa ficava perto de Bordéus não perdi tempo a tentar procurar informações sobre como lá chegar. A duna fica em Arcachón, a cerca de uma hora de comboio de distância de Bordéus (60km). E só tenho a dizer que fiquei extasiada!!! A duna é absolutamente fantástica!!!! Estende-se sobre 87 hectares de superfície, ocupa cerca de 3km da costa e todos os anos avança cerca de 3 a 4 metros pelo bosque adentro. Perto dos anos 80 chegou a ter cerca de 280 metros de altura! Atualmente, a sua altura varia aproximadamente entre os 107 e os 170 metros de altura, embora não hajam medições devidamente apuradas. Medidas à parte, só digo que vale mesmo muuuito a pena ir visitar esta zona. Escalei a duna a pé (ainda ia a meio e já me doíam os gémeos!) mas a ista lá de cima compensa qualquer dor! À minha frente tinha uma mar paradisíaco e uma vista em todo o meu redor de cortar a respiração! A cidade em si também era mesmo muito bonita e a praia então nem se fala! Areia fina tal como eu gosto e um mar que parecia um espelho de água, tal era a sua transparência e ausência de ondas. Jantei o belo prato de mexilhão apanhado na zona e vim embora ao final do dia ainda com o laranja do por do sol guardado na minha memória. Um dia absolutamente memorável.

Embora já tivesse estado em Bordéus há cerca de 10 anos atrás, pouco deu para explorar a cidade e portanto tentei fazê-lo desta vez. Como estava numa conferência não pude ir visitar todos os locais, ficando-me apenas pelo centro, mas mesmo assim já compensou. A arquitetura é tipicamente europeia, com ruas muito agradáveis para se fazer um passeio. A zona do rio era lindíssima e nada melhor do que refrescar os pezinhos no espelho de água junto ao Palácio da Bolsa, já que a temperatura rondou os 35graus em toda a minha estadia Como devem imaginar apanhei um choque térmico daqueles quando cheguei a Portugal e venho com a cabeça muito mais em modo férias do que em modo: trabalha que tens prazos para cumprir!!! Adivinham-se dias muito deprés!

Dune du Pyla - Foto de Postal, só para terem noção da dimensão!!!

Foi sempre a subir até lá cima! 

A apreciar o mar de Arcachón 



Sunset em Arcachón


Um dos átrios da Universidade de Bordéus

Hora de refrescar no espelho de água junto ao Palácio da Bolsa

 Les Canèlles - o doce típico de Bordéus

Pont de Pierre

Les souvenirs - aproveitei a época de saldos e adicionei mais uma "bolinha de cristal" à minha coleção


Sem comentários:

Enviar um comentário