Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Do crescimento...

Perceção de controlo nas nossas vidas é algo de que todos precisamos. Uns mais do que outros, mas nós somos seres que precisamos de alguma previsibilidade e daí carecermos tanto de controlo. Eu sou uma pessoa que precisa de muito controlo. Sou racional, gosto de ter as coisas planeadas, organizadas... Não se trata de ter controlo no sentido de esperar que isto ou aquilo aconteça desta ou daquela maneira. É um controlo associado à organização. Não me entendo no caos. Mas desde a semana passada que ando com a sensação de total descontrolo. Não tenho a escrita em dia - quer aqui no blog, quer nos diários que regularmente faço para o doutoramento, quer em termos de organização de pensamentos. Ando a adiar refletir sobre coisas que me andam a melindrar. Ando a adiar tomadas de decisão porque sei que irão ser dolorosas para mim. Ando a "deixar andar" demasiadas coisas para o  meu gosto... e esta não sou eu.

Passo a vida a dizer que não nos devemos preocupar com aquilo que não podemos controlar. Mas isso não invalida que deixemos de pensar nas coisas... o meu problema é que quero ter certezas e certezas que ninguém me pode dar para já. "Vai indo com calma. Vais indo e vais vendo." Tão fácil dizer, tão difícil de concretizar. Sinto que a minha vida está a mudar. No sentido positivo. Acho que para melhor. Mas sinto-me assustada e com medo. Nunca fui disto. Mas parece que realmente a idade nos torna mais prudentes, atentos e cientes de nós mesmos. Tenho cada vez mais noção dos meus padrões e ando a tentar quebrar alguns deles já que nunca me levaram a bom porto. Isso implica deixar para trás coisas a que estou muito ligada. Implica sair da minha zona de conforto. São a incerteza da mudança e a inerente falta de controlo que me fazem sentir assim. Assustada e com medo. Mas simultaneamente excitada e curiosa pelo que está para vir. Há quem diga que a isto se chama crescer. 


Sem comentários:

Enviar um comentário