Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Porque hoje é Dia Mundial da Saúde Mental... Parte 2

Vá, para não pensarem que sou uma insensível no que respeita à minha profissão fica aqui um vídeo que revela, sem exageros ou esterótipos, um pouco do nosso dia a dia.



 É que nós também somos humanos e as nossas preocupações também nos consomem. Dependendo das circunstâncias, pode haver uma linha muito ténue a separar o mundo do trabalho e daquele que é o nosso mundo e não permitir que o primeiro interfira no segundo, por vezes, é extremamente complicado.

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde, saúde mental é “mais do que a mera ausência de doença”.Saúde mental diz respeito a todo o conjunto de atividades, direta ou indiretamente relacionadas com a manutenção ou potenciação do bem-estar  e qualidade de vida dos indivíduos tanto a nível físico, como social e psicológico. Percebo que seja um dia para assinalar problemas como o facto da depressão se vir a tornar uma das principais doenças do nosso século ou, por exemplo, Portugal ser o país europeu com a prevalência mais alta de perturbações mentais (23%). Mas com uma definição tão positiva de saúde mental, (e isto não é ignorar uma situação ou não a querer enfrentar) também não valerá a pena celebrarmos a vida? A nossa e a daqueles que estão ao nosso lado e que nos fazem tão bem? Não valerá a pena chamarmos a atenção para "aprendermos a ser felizes com a nossa vidinha"??? 

Sem comentários:

Enviar um comentário