Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

No ler é que está o ganho


Toda a minha vida me lembro de estar rodeada de livros! Simplesmente não consigo passar sem eles. Posso ter momentos de pausas, mas cada vez mais sinto surtos vorazes de leitura e dou por mim a chegar ao fim de um, já a pensar no próximo ou, não aguentando a demora, acabo muitas vezes por ler dois livros em simultâneo: um mais pequeno que anda comigo na mala e outro, mais pesado, que fica em casa para ir lendo, normalmente antes de dormir. Esta semana, o Público lançou uma notícia que me deixou abismada com o número de livros que os portugueses lêem por ano. Para mim, ler é uma necessidade, é cultura, é forma de aprendizagem, ajuda a melhorar o vocabulário, a escrita e a comunicação, além de que é ótimo para estimular a imaginação e creatividade, levando-nos muitas vezes para mundos únicos e só nossos.
Gosto de romances, mas com ação pelo meio, mas acima de tudo gosto de livros de época, de preferências com referências históricas corretas ou baseados em factos reais.

Atualmente,o livro de cabeceira é o Moby Dick do Herman Melville e o livro de bolso é a Metamorfose do Franz Kafka.

 Acabei de ler o Como é linda a puta da vida do Miguel Esteves Cardoso. Confesso que estava à espera de algo diferente, mas esta escolha prendeu-se com o facto de querer experimentar algo novo e daí ter surgido o registo "crónicas". Mas definitivamente não dá para mim. O livro tem passagens absolutamente geniais, cheias de humor e ironia e que certamente irei voltar a ler! Mas tem outras que passava bem sem elas. Ao longo da leitua fui assinalando vários pensamentos, mas por agora destaco este, de longe o meu favorito de todo o livro:

"As mulheres têm muitas aberturas, muitas entregas, muitas exigências. Mas só se dão a quem confiam. A confiança é o ingrediente erótico mais secreto"

Sem comentários:

Enviar um comentário