Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

No ler é que está o ganho

 Como já devem ter percebido pelas minhas leituras atuais, um dos meus gostos recai sobre grandes clássicos da literatura. Sinto imensa curiosidade em ler algumas obras mundialmente famosas e perceber porque foram reconhecidas como tal. Em 2012, enquanto descobria Praga, passei pela estátua do Frank Kafka e entrei em vários cafés com referência a este autor. Fiquei curiosa e há já muito tempo que queria ler alguma coisa do autor. No Verão, numa feira do livro encontrei a Metamorfose e não hesitei. A história é muito curta (li-a em dois dias em viagens de comboio) e muito simples e deixou-me intrigada desde o início. Basicamente, trata-se das transformações que ocorrem numa família e num "homem que um dia acordou inseto". Curiosos? Pois também eu fiquei e li a história sempre com a esperança que se tratava de um sonho ou algo parecido. Se foi ou não, não vou dizer para não estragar o fim a potenciais interessados. O que interessa é que o livro trata-se de uma metáfora relativa a muitos aspetos do comportamento humano, da vida familiar, laboral e social e que em certos momentos me pareceu ainda muito atual. Honestamente, não achei nada de especial. Mas tenho em casa o Processo, também deste autor, para tirar as minhas dúvidas. 

Próxima leitura a começar à hora de almoço: The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald.



Sem comentários:

Enviar um comentário