Razão ou emoção? Talvez uma das mais antigas lutas da humanidade... o melhor mesmo é tentar equilibrar as duas

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Hora de balançar 2013 e dar as boas vindas a 2014

No último dia de 2012-o pior ano da minha vida - escrevia assim:

Querido 2012,
agora que terminas, é chegada a hora de te avaliar. O balanço está feito e por muito que gostasse de te dar os parabéns, infelizmente não o posso fazer. Foste cruel. Colocaste-me desafios que serviram, sem dúvida, para crescer e aprender. Mas precisavas ser assim tão duro? Roubaste-me sonhos, esperança, confiança, alegria, amigos, transformaste otimismo e sorrisos sempre constantes em lágrimas e sofrimento. Trouxeste-me desilusão atrás de desilusão. (...) 2012, por tudo o que me obrigaste a passar, vê lá se deixas uma mensagem positiva ao teu substituo para que ele me dê um pouco de tréguas que eu bem mereço. (exerto do texto que serviu de mote para este blog)

Com 2013 quase a terminar, posso dizer, de coração cheio e sorriso no rosto, que as minhas preces foram ouvidas. Posso dizer que fui feliz em 2013. Não foi uma felicidade dada ou oferecida - porque a mim nada é facilitado. Foi uma felicidade conquistada, construída, uma felicidade pela qual tive que lutar e com isso crescer, aprender, mudar. Existiram novamente momentos maus, desilusões, tive momentos em que me voltei a sentir perdida e desfeita, sem saber para onde ir. Mas aprendi bem a lição de 2012 e não deixei, nem permiti que essas experiências me afetassem como antes. Entrei em 2013 determinada a mudar - mudar-me a mim, os meus objetivos e a minha vida. Tive que fazer escolhas, algumas dolorosas, rever crenças, enfrentar medos, afastar pessoas mas abraçar outras que tão bem me fizeram! Passados 365 dias de oportunidades estou realmente contente com os resultados. Ao longo deste ano, destaco os meses de Fevereiro (com as suas mães de santo e o início do blog), Março (por motivos que só eu sei, mas acima de tudo pela paz e tranquilidade que me trouxe - foi sem dúvida o mês do pontapé de saída para a felicidade), Maio e Julho por ter conhecido mais um bocadinho do mundo, Agosto, Setembro e Dezembro. Portanto, elejo mais de metade do ano como positivo. Dos 12 desejos para 2013 concretizei 8! Não poderia estar mais rica e preenchida!

2013 foi também o ano em que:
  • percebi e aceitei que de facto tudo acontece por uma razão (acho que este é o mantra de 2013);
  • recuperei grande parte da minha motivação, alegria, energia e força de viver!
  • pessoas que considerava importantes saíram da minha vida definitivamente, enquanto que outras, acabaram por regressar, de uma forma completamente inesperada e numa versão melhorada e a desejar por mais... Acho que realmente, "quando é para ser, até os ventos sopram a favor";
  • conheci pessoas novas e fantásticas. Umas entraram de repente na minha vida e ocuparam um lugar de destaque; outras foram entrando devagarinho e, sem que desse por ela, começaram a fazer falta quando não estavam.
  • experimentei coisas novas e não me arrependi. "A partir de agora é para ser tudo novo" (desculpem a private joke)
  • me apaixonei pela quizomba;
  • me viciei no ginásio e não me arrependo nada deste vício - passei do 38 para o 36 e dou por mim a poder comer de tudo sem engordar e a ficar com um corpo que não é perfeito, mas que gosto e me sinto bem.
  • acima de tudo, me reencontrei. 
Já li várias previsões para 2014. Se uns dizem que não, outros (a maioria) dizem que vai ser O ano para os virginianos. Ajuda, mas não me interessa. Continuo receosa e às vezes apavorada - mas para mim isso é sinal de maturidade e noção do que está para vir. Sei que irei passar novamente por situações complicadas. Mas sinto-me mais capaz de lidar com elas. Apesar do medo, sinto-me optimista para 2014. Estou em crer que apesar de todas as adversidades, será um bom ano. Um ano de união e esperança... de (e desculpem-me a expressão em inglês mas adoro-a) fulfillment! 

Adeus 2013! Olá 2014! Que sejas bom para todos!!!



 




Sem comentários:

Enviar um comentário